quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

AS COISAS QUE ME ACONTECEM!!!
















Só mesmo comigo ...........

Como sabem tenho feito alguma publicidade da campanha de recolha de sapatos que a BotaMinuto está a fazer até 15 de Fevereiro.

Tenho colocado vários posts no Facebook, tenho também aqui no blog, tenho enviado por e-mail.......

Então ontem quando tive de ir à porta do escritório (temos a porta sempre aberta e depois temos uma grade fechada) para receber uma pessoa encontrei um saco de plástico no chão encostado à grade e dentro estava um par de sapatos usados, tal como podem ver na foto.

É coincidência? Colocaram ali em vez de deitarem fora ou encostarem a uma árvore? Sabiam que temos recolhido sapatos e temos entregue na BotaMinuto aqui de Campo de Ourique? Realmente não sei, mas destas coisas só comigo é que acontecem!

Então os sapatos ficam aqui no escritório até esta 6ª feira, pelo sim pelo não, e no final da tarde vou entregar à BotaMinuto.

E não se esqueçam a campanha decorre até 15 de Fevereiro. Podem seguir a campanha e saber a localização das lojas BotaMinuto em

http://oferecaumsapatorecebaumsorriso.blogs.sapo.pt/

e sigam o conselho da BotaMinuto

1- Vá à sua sapateira
2- Seleccione os sapatos que procuram novo dono
3- Desloque-se à Botaminuto mais próxima
4- Entregue o calçado ao funcionário da loja
5- Acompanhe a evolução da campanha no site http://www.botaminuto.com/procuronovodono e Facebook
6- Estimule o desenvolvimento desta campanha: divulgue, fotografe o sapato que vai oferecer e coloque no FB

Obrigada

domingo, 24 de janeiro de 2010

HAITI: SAIBA COMO AJUDAR AS VITIMAS














A Nucha viu no i (http://www.ionline.pt/) e eu li no blog dela (http://treschavenasdecha.blogs.sapo.pt/) e decidi também colocar aqui, pois ainda não tinha colocado nada sobre a tragédia que se está a passar no Haiti. As imagens que vimos na televisão são terríveis, mas há forma de podermos ajudar.

Saiba como contribuir:

1 - No site da Cruz Vermelha Internacional pode deixar o seu contributo por cartão de crédito

2 - Ligue para o 760 206 206 760 206 206 e ajude o Haiti - A PT e a TMN disponibilizam um número para o qual se pode ligar a partir do telefone fixo ou do telemóvel. Cada chamada realizada custa 60 cêntimos (+ IVA), que reverterá a favor de Organizações Não Governamentais (ONGs) com missões no Haiti: a AMI, a Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo.

3 - A AMI já partiu para a capital haitiana, onde terá missões relacionadas com a purificação de água e a distribuição de alimentos. A "conta de emergência Haiti" tem o NIB: 0007 001 500 400 000 00672. Por Multibanco, a entidade é 20909 e a referência 909 909 909 909 909 909.

4 - A Cáritas convida todos aqueles que quiserem contribuir a “fazer o seu donativo na conta «Cáritas Ajuda Haiti», com o NIB 003506970063000753053, da Caixa Geral de Depósitos. A organização disponibilizou de imediato uma verba de 5 mil euros à congénere do Haiti

5 - The American Jewish World Service foi chamado ao Haiti para apoiar a rede de organizações e instituições no terreno.

6 - A AmeriCares conta com um fundo de 5 milhões de dólares e pede contribuições/doações para trabalhos urgentes em situações de desastre.

7 - A CARE já está no terreno com voluntários para ajudar as populações de Port-au-Prince.

8 - A Catholic Relief Services tem um escritório no Haiti, localizado num dos bairros em que se verificaram menos danos nos edifícios, e aceita doações de qualquer valor.

9 - O Direct Relief International é um dos parceiros mais importantes das equipas no terreno. Apoia sobretudo ao nível da distribuição de medicamentos no terreno.

10 - A Oxfam tem duzentas pessoas no terreno para ajudar no que for necessário. Já começou a trabalhar na purificação de água e distribuição aos sobreviventes, missão para a qual a AMI também está destacada.

EM NOME DA ESPERANÇA - ANGARIAÇÃO DE ROUPA, ALIMENTOS E BRINQUEDOS


















Uma bonita iniciativa que descobri no Facebook.

No âmbito da parceria acertada com a Associação "Rosto Amigo" a Direcção da AEFCUP tem o prazer de anunciar a primeira iniciativa de cariz social do Ano Europeu da Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social: "Em nome da Esperança", com o objectivo de angariar roupa e alimentos para famílias carenciadas e brinquedos para crianças.

A partir do dia 11 de Janeiro até 1 de Março, poderão deixar na Secretaria da Associação de Estudantes ou num espaço destinado em cada departamento destinado para o efeito, os bens que vos pedimos.

Mensagem da Associação "Rosto Amigo" à Comunidade da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto:

"Caros alunos e professores apelamos ao Rosto Amigo que há em cada um de vós, nesta iniciativa tão nobre que levará às pessoas carenciadas roupa, alimentos e brinquedos de forma a lhes proporcionar uma vida melhor." (Bruno Rodrigues)

Mais informações:

OFEREÇA UM SAPATO RECEBA UM SORRISO













Campanha de Recolha 2010: Procuro Novo Dono

Pelo terceiro ano consecutivo, a BotaMinuto leva a cabo uma acção de solidariedade de amplitude nacional com o objectivo de recolher sapatos usados em bom estado e doá-los a quem deles mais precisa.

É tão simples. De 15 de janeiro a 15 de Fevereiro, basta entregar sapatos usados, de adulto ou criança, em qualquer um dos trinta e sete pontos BotaMinuto do país. A BotaMinuto responsabiliza-se pela sua entrega às instituições protocoladas com esta acção. Para a escolha das mesmas contamos com o apoio da Lions Portugal, aquecendo, assim, pés frios de Norte a Sul do país.

A BotaMinuto, sensível a quem precisa, tem vindo a manifestar-se como elemento activo socialmente responsável. A iniciativa, iniciada em 2008, tem tido uma crescente aceitação. No 1º ano distribuimos 3219 pares de sapatos, tendo no ano passado ultrapassado os 6000 pares entregues a pessoas carenciadas.

Depois de tanto receber, dê. É bom dar!

Para saber a localização das lojas e para seguir a campanha veja em:

VAMOS ADOÇAR A VIDA DE QUEM PRECISA .....














Esta é uma iniciativa das minhas amigas solidárias, como eu as trato, Nucha http://treschavenasdecha.blogs.sapo.pt/  e  Fátima http://cores-solidarias.blogs.sapo.pt/.

Quantas vezes já lhe aconteceu ir ao café, tomar a bica e não por açúcar e meter o pacotinho no bolso? Ou dentro da mala?

Depois o pacotinho desfaz-se na mala e gritamos que ficou tudo pegajoso???

Ora bem, o que a Nucha e a Fátima pedem é que guardem esse pacotinho...para quê? Para elas fazerem uma campanha de recolha dos referidos pacotes para doar, por exemplo, aos sem abrigo.

Vamos juntar os pacotes em casa.

Quando tiverem uns valentes pacotinhos guardados escrevam para o endereço de email de qualquer uma delas e elas enviarão moradas para entrega.

É fácil ir ao correio, enviar num pacote de correio normal e ajudamos de uma forma muito económica quem precisa!

Porque ajudar não dói nada e adoçar um pedacinho da vida dos sem abrigo ainda menos!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ONCOLOGIAPEDIATRICA.ORG










Colaboro com o OncologiaPediátrica.Org, em regime de voluntariado em backoffice, desde finais de Agosto de 2009 quando o Nuno Martins me contactou. O Nuno "conheceu-me" através do meu trabalho voluntário e espontâneo no "Ajudar a Marta" no Facebook. Esta será outra história que terei de contar um dia destes ...

O meu trabalho no OP.Org, de que gosto muito, é essencialmente o de responder a questões que são colocadas via site e via facebook, tentando também, através desses contactos, obter testemunhos de doentes, ex-doentes e familiares destes, que são por sua vez inseridos pelo Nuno no site e na página do facebook.

O OncologiaPediátrica.org é um projecto de investigação de Nuno Martins que se iniciou em 2005, no âmbito do Mestrado em Arte Multimédia, da Universidade do Porto. Este projecto consistiu na construção de uma plataforma digital de informação, que resultou num site, disponível em www.oncologiapediatrica.org. Desde cedo, este projecto ultrapassou as fronteiras do trabalho académico. A comunidade que dele emergiu (e que continua a crescer de forma bastante sólida) tem sido a principal responsável pelo seu sucesso. Em 2009, e após a obtenção de uma bolsa de Doutoramento do Programa UT Austin-Portugal, da FCT, esta investigação continua o seu desenvolvimento no Doutoramento em Media Digitais, da Universidade do Porto.

O OncologiaPediátrica.org é um site que foi concebido para apoiar e ajudar todos os que estão directa ou indirectamente envolvidos na problemática da Oncologia Pediátrica, com principal destaque para os pais e familiares das crianças com Cancro.

Vejam então em www.oncologiapediatrica.org e
no Facebook em http://www.facebook.com/pages/OncologiaPediatricaorg/131499590282

Qualquer contacto pode ser feito no próprio site em Contacte-nos ou através do endereço de e-mail geral@oncologiapediatrica.org

domingo, 17 de janeiro de 2010

A MENSAGEM DE ELENA



Recebi este livro como presente de Natal do meu marido. Estou a lê-lo e estou a gostar muito.

Esta é a história verdadeira de Elena, uma criança com apenas 6 anos, e da batalha que ela travou contra o cancro. Nos últimos dias de vida deu a toda uma comunidade um comovente exemplo de como amar e como viver.

Escrito pelos pais como uma recordação para a irmã mais nova, este seu diário é um exemplo de humildade e uma fonte de inspiração pela forma como Elena viveu a sua vida, um dia de cada vez.

Em A mensagem de Elena, um pai e uma mãe esforçam-se para equilibrar os desejos contraditórios de lutarem implacavelmente contra o cancro de Elena e aceitarem o fim inevitável traçado para a sua filha. O diário é puro e sincero na sua abordagem a acontecimentos profundamente pessoais e trágicos, além de um apelo a todos os pais no sentido de valorizarem e aproveitarem cada segundo passado com os filhos.

Um relato de ternura e coragem perante a maior das tragédias, nas palavras dos próprios pais, Brooke e Keith Desserich.

Vejam em http://www.notesleftbehind.com/

Na compra deste livro estará a contribuir com 1€ para a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.

http://www.wook.pt/ficha/a-mensagem-de-elena/a/id/1738910

sábado, 2 de janeiro de 2010

E como ser solidário começa em casa ......


aqui está o pequeno anúncio do meu marido:

DAVID GOURLAY - Explicações de Inglês

Explicações de inglês com professor cuja língua materna é o inglês.

Conversação, preparação para testes e exames, ajuda em trabalhos escolares e universitários, gramática, elaboração de relatórios, revisão/correcção de textos em inglês, dactilografia de textos em inglês, etc.

Contacto: David Gourlay
Telm.: 961147332
Email: english@netcabo.pt

COMUNIDADE VIDA E PAZ





O meu marido hoje em conversa disse-me que existem muitos sem abrigo a dormir nas arcadas do Terreiro do Paço e que ele os vê lá e que são muitos.

Isto fez-me lembrar o facto de ainda não ter falado sobre a Comunidade Vida e Paz.
Já tive a oportunidade de ir até à sede da CVeP aqui em Lisboa, mais do que uma vez, para entregar roupa e comida.

A Isa com amigas fizeram uma série de mantas e o Rogério, voluntário da Comunidade, foi buscá-las a Portimão e nessa mesma noite estavam a ser distribuidas pelos sem abrigo. Vejam em http://tricot-de-afectos.blogspot.com/2009/12/prometido-e-devido.html.

Através da ideia da Nucha e da Fátima várias pessoas, incluindo eu, juntaram roupa que depois a Fátima foi entregar à Comunidade em meados de Dezembro como poderão ver em http://cores-solidarias.blogs.sapo.pt/12365.html.

Foi lá que a Fátima entregou as 140 pares de botinhas que a sua Mãe Minda, uma senhora solidária que neste momento olha por todos nós lá do Céu, fez ao longo do ano de 2009. Vejam em http://cores-solidarias.blogs.sapo.pt/11476.html.

A Comunidade é uma instituição extraordinária que ajuda os sem abrigos. Há saidas todas as noites de carrinhas com comida e roupa que é distribuida pelos sem abrigo.

Mais informações sobre a Comunidade Vida e Paz em